MENSAGEM DO PREFEITO

Basta conhecer Suzanápolis para constatar que a sua vocação turística é indiscutível, devido as suas belezas naturais, e atrativos culturais e religiosos, o município é conhecido como terra de movimento, de gente feliz e acolhedora, somos um município campeão em hospitalidade e nas festas tradicionais, o que torna Suzanápolis um destino único e inigualável. As manifestações culturais e as festas tradicionais são realizadas ao longo do ano na cidade como as tradicionais quermesses temáticas, Cavalgada, Festa do Peão de Boiadeiro, Carnaval Popular, Festival Gastronômico, e a encantadora decoração natalina.

Embora possua apenas cerca de 4 mil habitantes, nosso município conta com uma enorme variedade de atividades turísticas a serem exploradas por visitantes e por seus próprios moradores, que podem se aventurar em trilhas ecológicas, em nossas águas, trilhas de cicloturismo e outros atrativos que encantam a todos.

Suzanápolis tem como um de seus principais símbolos o rio São José dos Dourados, um dos únicos de grande porte não poluídos no Estado de São Paulo, o Rio é grande atrativo para a pesca, durante todos os anos diversos turistas do País procuram peixes como pacu, corvina e o mais apreciado o tucunaré, protagonista local, na pescaria e nos cardápios dos restaurantes. Os animais também são protagonistas em Suzanápolis, os macacos bugios e os inquietos quatis estão entre os mamíferos mais fáceis de ser encontrado na pequena proporção de mata atlântica localizada no município além das formosas araras, nas margens do Rio São José dos Dourados é possível encontrar animais silvestres como a capivara, tamanduá, anta e várias espécies de aves.

Manter e incentivar o turismo em nossa cidade é valorizar a cultura do nosso povo e a nossa identidade, reconhecendo a importância das nossas raízes e dos nossos recursos naturais e mostrando às novas gerações o porquê do orgulho em ser suzanapolense. Hoje como prefeito, tenho orgulho e a oportunidade, por meio deste Plano municipal de Turismo, de proporcionar aos visitantes e a minha população lembranças e ações tão boas deste pedaço de chão quanto as que guardo comigo, amo essa terra batalhadora.

José Luiz Gava – Prefeito Municipal de Suzanápolis/SP

 

  1. ESTRUTURA DE APOIO AO TURISTA

Para um município poder oferecer aos seus visitantes uma boa recepção não basta apenas oferecer uma excelente infraestrutura urbana, é necessário também uma série de serviços que são de extrema importância para os visitantes e também para a comunidade local.

Embora seja um município pequeno Suzanápolis dispõe de uma variedade de serviços e produtos para oferecer aos seus visitantes e munícipes. No que corresponde a saúde o município dispõe de três farmácias que atendem ao público de segunda a sábado dás 08:00h as 18:00h.

O município de Suzanápolis possui um posto de serviços do banco Bradesco e outro do banco Santander, ambos com caixa eletrônico com funcionamento até as 22:00h. Além disso, possui ainda um correspondente do banco Bradesco, uma Lotérica que realiza serviços bancários da Caixa Econômica Federal e uma agência dos Correios.

Na área de manutenção automotiva Suzanápolis dispõe de duas auto elétricas, um posto de combustível, quatro oficinas mecânicas, três lava-rápido, duas borracharias sendo uma com plantão 24h, uma funilaria e duas bicicletarias, sendo uma delas também especializada em serviços básicos de manutenção de motocicletas.

A cidade ainda conta com duas veterinárias, um pet shop e a Prefeitura dispõe de dois Médicos Veterinários sendo um deles responsável pelo setor de zoonoses e outro atua junto dos produtores rurais na Casa da Agricultura. Há ainda um estabelecimento especializado em produtos de pesca que conta com a venda de produtos para pets.

No setor de alimentos e bebidas Suzanápolis dispõe de dois super mercados, dois mercados, duas mercearias, seis conveniências, duas padarias, duas sorveterias, três trailers, três lanchonetes, dois restaurantes e vários bares.

O Restaurante Ponto X fica localizado próximo ao Posto de Combustível e de frente a rodoviária local, servindo refeições por quilo, self service, prato feito e marmitex com preços populares e o sabor da comida caseira, muito utilizado pelos visitantes e profissionais de outros domicílios que trabalham em Suzanápolis, o Restaurante foi o campeão da 1ª Edição do Festival Gastronômico do município.

O Restaurante Frutos do Indaiá localiza-se na área central da cidade, próximo a Praça Salvador Ferreira e dispõe de comida por quilo e marmitex, além de restaurante o local também funciona uma lanchonete e sorveteria e destaque-se pelo bom atendimento e pela panqueca que é considerada a melhor da cidade e pelo tradicional baião de dois que é feito mediante encomenda as quintas feiras.

Outros comércios que merecem destaque e são bastante frequentados pelo turista e munícipes é a Padaria Passione, Impérius Beer, Convênio e Choperia Rodrigues, trailer do Chiquinho onde o grande forte são os pastéis com os mais variados sabores, e a Conveniência do Auto Posto Pastorelli, onde atrai os amantes da cerveja por possuir um bom preço e várias marcas.

O município conta também com ranchos que são alugados por diária ou finais de semana, com destaque para o Casarão localizado no trevo da entrada da cidade, rancho Teixeira que fica localizado no bairro São Jorge, Rancho Santana que fica próximo ao antigo laticínio do município,  Estância Triângulo que fica as margens do Rio São José dos Dourados e outros ranchos que possibilitam uma ótima hospedagem e local para pequenos e médios eventos e reuniões familiares.

Próximo ao município também estão localizados vários ranchos com destaque para os ranchos Guanabara que compreende um conjunto de ranchos entre os municípios de Três Fronteiras e Santa Fé do Sul e o Parque Turístico da Areia Branca, distante de Suzanápolis aproximadamente uns 35 km. Nos arredores de Suzanápolis ainda temos os ranchos da área de lazer de Aparecida d’Oeste que fica localizados entre Suzanápolis e Aparecida d’Oeste há aproximadamente 15 km de Suzanápolis. Além dos ranchos o local ainda dispõe de campo de futebol, playground, área de camping e quiosques disponibilizados gratuitamente, o local é banhado pelo rio São José dos Dourados.

Outro local bastante frequentado pelos turistas que visitam Suzanápolis é os quiosques da prainha de Esmeralda que fica localizado a 32 km do município e também se destaca pela pesca esportiva, a prainha é banhada pelo rio Paraná.

Outro ponto bastante explorado por quem visita Suzanápolis é a Ilha Paraíso do Sol que é cercada pelo Rio Paraná e possui 06 casas para alugar, ficando localizado a 32km da cidade de Suzanápolis. A Ilha é ainda conhecida por sediar grande raves que atraem centenas de jovens todos os anos.

Para a realização de eventos Suzanápolis conta com uma sede social do Clube da Melhor Idade onde é alugado para eventos e possui capacidade para centenas de pessoas, Salão Paroquial com estrutura de frezers, mesa e cadeiras que também é alugado. A Prefeitura Municipal ainda dispõe de dois centros comunitários que são destinados para a realização de eventos, um localizado no CDHU com praça, banheiros, cozinha, churrasqueira e um salão aberto. O local é conhecido por ser sede dos leilões que são realizados no município e cavalgadas. O outro Centro Comunitário fica localizado no centro e grandes eventos já foram realizados no salão que é todo fechado, possui palco, camarins, banheiro e cozinha e estacionamento, o salão abriga aproximadamente um público de 600 pessoas.

O município de Suzanápolis não é totalmente modelado para a acessibilidade de pessoas com deficiência, alguns órgãos públicos e comércios já possuem adaptações para melhor receber este tipo de público, mas há ainda muito o que evoluir, principalmente nas calçadas e vagas de estacionamento.

Suzanápolis conta atualmente com apenas um hotel localizado dentro do seu perímetro urbano, o mesmo dispõe de 21 leitos e uma pousada com 06 leitos, os ranchos contribuem também para atender parcialmente a demanda do município que chega a um total de 57 leitos disponíveis, mas boa parte dos turistas preferem se hospedar nos vários hotéis e pousadas que ficam localizados nas cidades vizinha, em um raio de menos de 30km é possível encontrar uma infinidade de acomodações dos mais variados estilos e preços.

A cidade ainda está localizada a 34km da Colônia de Férias da OAB que fica localizada a margem do Rio Paraná.

Suzanápolis possui um Terminal Rodoviário e a empresa responsável pelo transporte até o município é a Expresso Itamarati. O município conta com serviço de táxi e possui três técnicos de turismo e dois guias de turismo regional.

O município não possui aeroporto na cidade, mas conta com duas pistas de Pouso na zona rural: Fazenda União – Criador Nelore P.O. e comercial (extensão da pista 1150 metros) e a pista da Fazenda Santa Rosa Agropecuarista com extensão de 750 metros.

Em Suzanápolis/SP:

  • REDE DE HOSPEDAGEM:

Recanto das Águas – 03 quartos – 10 leitos

Estância Triângulo – 03 quartos – 07 leitos;

Hotel Central – 7 quartos – 21 leitos;

Pousada Raio de Luz – 03 quartos – 06 leitos – 04 quiosques;

Rancho Teixeira I - 01 quarto - 01 leito;

Rancho Teixeira II - 01 quarto - 01 leito;

Rancho Santana JK – 04 quartos – 04 leitos;

Rancho do Cezinha – 03 quartos – 03 leitos;

Recanto Aielo Ribeiro – 02 quartos – 04 leitos

 

  • REDE DE SAÚDE:

- UBS “Dr. Nildo Neri” - Bairro Centro;

- UBS “Armando Martineli – Bairro Centro.

Serviço Médico de Emergência 24 horas.

 

  • 1 ACADEMIA:

Option Prime Academy.

 

  • 3 TREINAMENTOS FUNCIONAIS:

GF Treinamento;

Adão Paiva Personal Trainer;

Caique Personal.

 

  • 2 AÇOUGUES:

Açougue Santo Antônio; Casa de Carnes Rossi.

 

  • 2 POSTOS BANCÁRIOS:

Bradesco; Santander.

 

  • 2 CORRESPONDENTE BANCÁRIOS:

Autoposto Pastorelli (Bradesco); Casa Lotérica Bolão da Sorte (Caixa Econômica Federal).

 

  • 1 POSTO DE COMBUSTÍVEL:

Autoposto Pastorelli.

 

  • 6 CONVENIÊNCIAS:

Conveniência Impérius Beer; Conveniência 2 Irmãos; Conveniência do Boliviano; Conveniência do Autoposto Pastorelli; Conveniência da Zéfa, Conveniência e Choperia Rodrigues.

 

  • 20 LANCHONETES, PETISCARIAS, PADARIA, RESTAURANTES SORVETERIAS E PIZZARIAS:

Lanchonete e Restaurante Frutos de Indaiá; Restaurante Ponto X, Lanchonete Impérius Beer; Padaria Passione; Sorveteria Saborela; Conveniência e Choperia Rodrigues; Trailer do Tião Lanches; Trailer Xico Nu Úrtimo; House Food Delivery, Padaria Chico Pães; House Burguer Artesanal; Assados da Casa; A Salgadeira; Point dos Assados; Solar Açaí; Sorveteria Gabriele; Expresso Chopp; Trailer El Patron; Lanchonete Big Lanche e Expresso do Paulão Sorvetes.

 

  • 3 FARMÁCIAS:

Drogaria Saúde; Drogaria Bem Mais Popular; Drogaria Preço Baixo.

 

  • 6 MERCEARIAS E MERCADOS:

Supermercado Leonardo; Mercearia Três Irmãs; Supermercado Bego; Mercado Souza; Mercado Agenor Variedades; Mercearia do Ezequiel.

 

Em Pereira Barreto/SP à 28 (vinte e oito) quilômetros de Suzanápolis/SP:

  • REDE DE HOSPEDAGEM:

Hotel Brasil - 12 quartos - 22 leitos

Hotel Estância Ido - 21 quartos - 50 leitos

Hotel Gatti’s - 24 quartos - 40 leitos

Hotel Líder - 9 quartos - 23 leitos

Hotel Pesqueiro Dinâmica das Águas - 22 quartos - 100 leitos

Hotel Pousada Pantal - 17 quartos - 51 leitos

Pousada Beira Rio - 6 quartos - 13 leitos

Pousada do Tucunaré - 4 quartos - 40 leitos

Pousada do Valdir - 5 quartos - 40 leitos

Pousada e Pesqueiro Sanae’s - 40 quartos - 120 leitos

Pousada Harmonia - 12 quartos - 36 leitos

Pousada Universo - 20 quartos - 40 leitos

Total: 192 quartos e 575 leitos

 

  • REDE DE SAÚDE:

A Rede Municipal de Saúde da Estância Turística de Pereira Barreto dispõe de seis unidades básicas de saúde (UBS) e uma unidade de pronto-socorro para atendimento à população, sendo elas:

- UBS “Antônio Domiciano Barboza” - Bairro Lapinha

- UBS “Dr. Dermival Franceschi” - Centro de Saúde - Bairro Centro

- UBS “Dr. José Alexandrino Filho” - Bairro Vila Marão

- UBS “Valter Gatti” - Bairro Nova Veneza

- UBS “Celestino de Carvalho” - Bairro Jardim Ipê

- UBS COHAB - Bairro COHAB

- Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Pereira Barreto

 

OUTRAS ESTRUTURAS DE APOIO AO TURISTA

  • 5 ACADEMIAS:

Academia Adriana; FAK Academia; Força Total; Power Academia e Studio Conrado Personal.

 

  • 6 AÇOUGUES:

Açougue Canevari; Açougue e Casa de Carnes do Bita; Casa de Carnes Costelão; Casa de Carnes Tavares; Casa de Carnes Ticão; Casa de Carnes Tiãozão e Shopping da Carne.

 

  • 1 AGÊNCIA DE TURISMO:

Veneza Turismo.

 

  • 5 POSTOS BANCÁRIOS:

Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Caixa Econômica e Sicoob.

 

  • 7 POSTOS DE COMBUSTÍVEL:

Autoposto Apoio 2G; Posto Cinquentão; Posto Max Center; Autoposto Pereira Barreto; Posto Pinheiro; Autoposto Tanaka e Posto Itamaraty.

 

  • 13 CONVENIÊNCIAS:

Bar do Massa Conveniência; Conveniência LG; Conveniência Lapinha; Conveniência Zero Grau; Conveniência Alvorada; Conveniência Tanaka; Pole Mercearia e Conveniência; RM Conveniência; Conveniência Posto Cinquentão; Conveniência Autoposto Apoio 2G; Conveniência Autoposto Tanaka; Conveniência Autoposto Pereira Barreto; Conveniência Posto Max Center.

 

  • 41 LANCHONETES, PETISCARIAS E PIZZARIAS:

Bar do Robim; Cabana Lanches; Casa de Sucos Laranja Verde; Casa do Hambúrguer; Central Lanchonete; Churrasco do Valmir; Cozinha da Renata - Mamitex; Dog Mania Lanchonete; Dog do Irmão; Dom Xopp Choperia; Festeiro’s Chopp; Garagem Burguers; Gordinho Lanches; La Casa de Pastel; Lanchonete e Restaurante do Marcim; Lanchonete Luizinho; Lanchonete Ponto-X; Land Pizzaria e Lanchonete; La Fornalha Pizzaria; Lokone Delivery; Marmitaria da Tina; Maria Pizzas; Mister Kebab; Pastel da Lusinet; Pastelaria Akiyama; Pizzaria Bella Massa; Quero Bis Pastéis e Porções; Raízes GastroBar; Restaurante Entre Amigos; Refeições & Lanchonete Tavares; Restaurante da Praia; Restaurante Dom Xopp; Restaurante Portal do Sol; Churrascaria Salóme; Doce Delícia Restaurante; Shawarma do Japa; Steak House - Assados Pereira Barreto; Tedy Bar e Petiscaria; Tokio Sushi Bar; Tutti Frutti Sucos e Salgados e Waguinho Lanches.

 

  • 17 FARMÁCIAS:

Drogaria Aliança; Drogaria Aliança 2; Drogaria Farmais; Drogaria Mariana; Drogaria Menino Jesus; Drogaria Menino Jesus 2; Drogaria Menor Preço Pereira Barreto; Drogaria Santa Helena; Drogaria Total Farma VIP; Farma e Farma Popular; Farmácia Belini; Farmácia de Manipulação Santa Terezinha; Farmácia Santa Terezinha; Farmácia São José; FarmaVida; Rede Inova Drogarias Drogaria C-Pharma e Rede MultiDrogas Farmácia Aurelia.

 

  • 14 MERCEARIAS E MERCADOS:

Mercadinho da Esquina; Mercadinho Paraíso; Mercado Brasil; Mercado Gomes; Mercado Lev Mais; Mercado Mussi; Mercado Oitis; Mercearia Tanaka; Moluta Minimercado; Proença Supermercados - Avenida Jonas Alves de Mello; Proença Supermercados - Cyro Maia; Quitanda do Koji; Supermercado Carvalho e Supermercado Gonzaga.

 

  • 8 PADARIAS:

Center Pão; Empório dos Pães Padaria e Pizzaria Delivery; Padaria Alvorada; Padaria e Conveniência Pingo Doce; Pães & Cia; Panificadora Tropical; Panificadora e Doceria Rei dos Pães e Sabor da Massa.

 

  • 12 SORVETERIAS E AÇAÍTERIAS:

Gut Shake Açaíteria e Sorveteria; Itiban Açaiteria e Sorvetes; Milk Shake Mix; RA Distribuidora de Sorvetes; Rei do Açaí; Sorveteria Cremoso; Sorveteria Doce Verão; Sorveteria Frutydellys; Sorveteria Pingo de Mel; Sorveteria Pôr-do-Sol; Sorvetes Copa de Ouro e Top Shake Milk Shake.

 

Em Sud Mennucci/SP à 23,5 (vinte e três quilômetros e quinhentos metros) quilômetros de Suzanápolis/SP.

  • REDE DE HOSPEDAGEM:

Pousada Estância Sud Mennucci – 12 quartos – 32 leitos;

Hotel E Restaurante Brasília – 19 quartos – 35 leitos;

Real Hotel – 15 quartos – 40 leitos;

Pousada do ZÚ – 04 quartos – 15 leitos;

Pousada do Nilson – 04 quartos – 15 leitos;

Pousada Estância Primavera – 20 quartos – 36 leitos;

Pousada Monte Verde – 15 quartos – 30 leitos;

Hotel Leoni – 20 quartos – 37 leitos;

Pousada Água Boa – 10 quartos – 20 leitos.

 

  • POSTOS DE COMBUSTÍVEL:

Autoposto Ferracini I;

Autoposto Ferracini II;

Posto Bandeirantes;

Autoposto MILL.

 

  • POSTOS BANCÁRIOS:

Bradesco;

Banco do Brasil;

 

  • RESTAURANTES, LANCHONETES, PETISCARIAS, PADARIA, CONVENIÊNCIA:

Restaurantes Cheiro Verde; Restaurante e Lanchonete Tempero da Raquel; Restaurante e Churrascaria Bandeirantes; Restaurante Brasília; Restaurantes Tempero Caseiro; Conveniência Zero Grau; Conveniência Alvorada; Conveniência dos Amigos; Conveniência Ariane; Conveniência AM-PM Autoposto Ferracini; Carioca’S Bar; Poliana Payá – Casa dos Espetos; BK Hamburgueria Artesanal; Padaria do Carlão; Conveniência Autoposto Ferracini; Panificadora Irmãos Barbosa; Padaria Sossolote; Casa de Pães Caroline; Bias Trufas; Sorveteria Crocante; Sorveteria Cristal; Milk Shake Mix Sud Mennucci; Lanchonete e Restaurante Ponto Certo.

 

Na divisa entre Suzanápolis e a Estância Turística de Ilha Solteira à 34,7 quilômetros (trinta e quatro quilômetros e setecentos metros) de Suzanápolis/SP.

  • 02 HOSPEDAGEM:

Ilha Paraíso do Sol – 06 chalés/casas – 58 leitos mais área de camping (Distância 32km de Suzanápolis);

Motel Hawai (Distância 34,7km de Suzanápolis).

 

 

Em Três Fronteiras/SP à 32,8 quilômetros (trinta e dois quilômetros e oitocentos metros) de Suzanápolis/SP.

  • 02 HOSPEDAGEM:

Pousada dos Ipês –10 apartamentos com aproximadamente 20 leitos;

Pousada Morada do Sol - 10 apartamentos com aproximadamente 20 leitos;

Colônia de Férias OAB/SP – 15 apartamentos com aproximadamente 15 leitos.

  1. O TURISMO NO MUNICÍPIO DE SUZANÁPOLIS

Suzanápolis é privilegiada por estar numa região do estado de São Paulo próxima de grandes cidades com grande potencial turístico como a Estância Turística de Pereira Barreto, Estância Turística de Ilha Solteira, Estância Turística de Santa Fé do Sul, e os Municípios de Interesse Turístico de Rubinéia, Sud Mennucci e Itapura.

O município está localizado a 77km do Acqualinda que promete ser um dos maiores parques aquáticos do Brasil e possui a maior montanha russa aquática do mundo com 380 metros de comprimento, Suzanápolis também está a 76,7 km do Grandes Lagos Resorts e Parque Aquático que fica localizado na cidade de Santa Clara.

Embora não tenha um setor exclusivo para o desenvolvimento do turismo no município, já que a pasta é compartilhada com o setor de esportes, Suzanápolis acaba lucrando também com o desenvolvimento turístico das cidades vizinhas, já que por possuir muitos atrativos e eventos muitos dos turistas que visitam as cidades vizinhas acabam visitando também Suzanápolis. O município também se preocupou em criar dotações em suas leis orçamentárias e destinar recursos para o desenvolvimento do turismo.

O serviço de informação ao turista é disponibilizado através do site oficial da Prefeitura Municipal que disponibiliza informações sobre as atividades turísticas realizadas no município, telefones úteis, mapa de localização da cidade, serviços de alimentação e hospedagem e contato para aluguel dos ranchos, além de ter uma sala no Terminal Rodoviário local.

Atualmente as atividades mais desenvolvidas em Suzanápolis é o turismo de eventos onde é realizado a tradicional Festa do Peão do Boiadeiro, Festas Julinas, Quermesse do Padroeiro Santo Antônio, Quermesse do Dias das Mães, Quermesse do Padroeiro do Bairro São Jorge, SuzaFolia, Encontros de Cicloturismo e Mountain Bike, Encontro de Caiaques e Stand up paddle, campeonato de pesca e outros eventos que atraem milhares de pessoas para a localidade, muitos desses visitantes acabam ficando em casas de parentes e/ou amigos, no hotel do município, alugam ranchos ou a maioria hospedam nos hotéis das cidades circunvizinhas.

Outra atividade turística bastante explorada é a pesca, onde os pescadores são atraídos pela diversidade de peixes que possuem no Rio São José dos Dourados. O rio está situado na UGRHI 18 (Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos) no estado de São Paulo e é constituído por aproximadamente de 35 afluentes, a maioria de pequeno porte. A UGRHI em que está inserido possui uma grande parcela de municípios com menos de 5 mil habitantes, sendo Jales a maior cidade nessa microbacia. A maior parte dos municípios da bacia se abastecem por meio de águas subterrâneas. É um rio com muitas corredeiras, favorecendo a piracema do dourado, peixe que antigamente era muito procurado neste rio e atualmente é muito raro de se encontrar.

O turismo religioso também se faz presente no município de Suzanápolis, através das igrejas que possuem no município e dos eventos tradicionais como a tradicional festa de reis que é realizada no mês de janeiro e o encontro do dia municipal do evangélico onde todas as igrejas evangélicas do município se reúnem e realizam um grandioso evento com shows, teatros, praça de alimentação e pregação da palavra de Deus.

O setor de esporte também contribui para o desenvolvimento turístico com a realização de campeonatos regionais e municipais em diversas categorias e modalidades. Destacamos o campeonato beneficente de futebol, campeonato municipal de futsal, passeio ciclístico da independência, racha de corrida de rua,  copa Suzanápolis de handbeach e o campeonato municipal de handebol de férias. Outro grande atrativo é o Estádio Municipal Gervásio Durigan que é considerado o melhor campo da região e abriga os jogos do Esporte Clube Treze de Junho que é um dos mais tradicionais times amadores da região, possuindo mais de 50 anos de história.

O município possui sua totalidade de vias urbanas pavimentadas o que colabora para as melhores condições de trafego de turistas pela localidade.

Suzanápolis está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro na região turística Pantanal Paulista e têm participado de diversas feiras de turismo como a Pesca & Cia Trade Show e da Band News Expo Visite SP.

Outro pronto que destaca Suzanápolis é o cicloturismo, onde além das rotas internas a cidade é um dos destinos da Rota Cicloturística Caminhos do Pantanal Paulista que percorre doze cidades da região, iniciando em Valparaíso e encerrando na Estância Turística de Pereira Barreto.

A cidade vêm se destacando também com o turismo rural, que vem sendo fomentado através de capacitações em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, desde o ano de 2020 a cidade é sede de cursos e programas na área, no qual podemos destacar o Programa Turismo Rural e os cursos de Monitoria no Turismo Rural e Turismo Pedagógico no meio rural. Atualmente Suzanápolis conta com mais de 10 propriedades capacitadas na área.

PATRIMÔNIO CULTURAL

  • Monumento “Dois Corações”;
  • Ciclovia “Antônio Fernandes Brito – Tõe Brito”;
  • Feira do Produtor Rural;
  • Feira da Lua;
  • Feira de Artesanato do CRAS;
  • Leroes Artesanatos em Pneus;
  • Centro de Eventos “Valdivino Dias Figueira”;
  • Turismo Rural;
  • Rancho dos Violeiros;
  • Sede da Fazenda Tapir;
  • Altar com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida;
  • Igreja Matriz;
  • Praça “Salvador Ferreira”;
  • Praça e Igreja do bairro São Jorge;
  • Centro Cultural do Bairro São Jorge;
  • Estádio Municipal “Gervásio Durigan”;
  • Troféus e fotos antigas do município;
  • Casa de momentos;
  • Playground “Dorivam Moura da Silva”;
  • Eventos.

 

PATRIMÔNIO NATURAL

  • Rio São José dos Dourados;
  • Mata da “Suzana”;
  • Córrego Jacutinga;
  • Córrego Tapir;
  • Cicloturismo;
  • Trilhas Ecológicas;
  • Cascata do Jacutinga.
  • MONUMENTO “DOIS CORAÇÕES”

Construído em setembro de 2021, o monumento retrata o amor do povo suzanapolense pela sua cidade, o primeiro coração construído na Rodoviária Municipal visa mostrar a pureza e a hospitalidade da cidade. O segundo coração está localizado na rotatória da Ciclovia “Antônio Fernandes Brito – Tõe Brito”, retrata um pouco da riqueza da nossa fauna e flora com imagens de animais típicos da nossa cidade, como a capivara, araras, tucano e o tucunaré, além de paisagens do município.

Características:

  • Visitação: SIM
  • Estado de conservação: ÓTIMO
  • Sinalização turística: NÃO
  • Meios de acesso: CARRO, A PÉ, BICICLETA
  • Atende as necessidades atuais: SIM
  • Permite expansão no volume de visitantes: SIM
  • Adaptação para pessoas com deficiência: NÃO
  • Atividades realizadas no atrativo: Visitação para fotos.
  • Roteiros turísticos comercializados: NÃO
  • Grau de utilização: ALTO
  • Período de visitação: ANO TODO

 

Nosso site faz o uso de cookies para melhorar sua experiência de navegação. Leia sobre como utilizamos cookies e como você pode controlá-los clicando em "Preferências de Privacidade" à direita.

Preferências de Privacidade

Quando você visita qualquer site, ele pode armazenar e recuperar informações através do seu navegador, geralmente na forma de cookies. Como nós respeitamos sua privacidade, você pode escolher não permitir coletar dados de alguns tipos de serviços. Entretanto, ao não permitir esses serviços sua experiência pode ser impactada.


Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE