• Imagem: 2a844946-93c6-45cc-b47e-826bfd58639c.jpg

Prefeitura orienta população a não alimentar macacos e animais silvestres em matas de Suzanápolis

Para resguardar a saúde dos animais, da população suzanapolense e visitantes, a Prefeitura por meio da Secretaria municipal de saúde faz um apelo para que a população não alimente os macacos que vivem na pequena vegetação de mata atlântica existente no final das vias públicas Duque de Caxias e Presidente Vargas, além de matas existentes nas vicinais do município.

Os animais possuem uma alimentação adequada e específica, e alguns alimentos dados por pessoas de ambiente externo podem colocar a saúde dos bichos em risco. Com alimentação imprópria, os animais podem desenvolver cárie, hipertensão, diabetes e outras doenças de cunho endocrinológico.

A prefeitura adverte ainda para outros perigos que podem resultar da ação de alimentar os macaquinhos. "Além da alimentação indevida, que colabora para o desenvolvimento de doenças metabólicas, os animais podem ser furtados ou atropelados ao saírem da mata", concluiu a recomendação da Secretaria municipal de Saúde.

Vale ressaltar que três pessoas foram mordidas pelo pequeno animal. As vítimas precisaram de atendimento médico. Os macacos podem transmitir raiva e também outras doenças aos seres humanos. Além disso, eles são prejudicados com a alimentação inadequada.

As equipes estão realizando diversas ações de conscientização como a instalação de placa no local, onde há maior movimentação de pessoas e registros da população alimentando os animais com salgadinhos, doces e outros alimentos inapropriados. O que parece ser uma atitude simples pode prejudicar a todos.

Uma das imagens destacadas na matéria é meramente ilustrativa.