• Imagem: DSC_5864.JPG

• Imagem: 8a31c645-be80-4973-abc7-527de0d42403.jpg

• Imagem: 23bf6ed7-5217-4e01-83d2-23d1e4ad09fa.jpg

CAMPANHA OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL ENCERRAM-SE COM RESULTADOS POSITIVOS EM SUZANÁPOLIS

Diversas ações foram realizadas ao longo do mês nas unidades básicas de saúde que receberam um atendimento especial.

A Prefeitura de Suzanápolis, por meio da Secretaria municipal de saúde encerrou nesta terça-feira (30/11) a campanha "Novembro Azul", que tem o objetivo de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção ao câncer de próstata e do diagnóstico precoce, além da campanha Outubro rosa, os encerramentos da campanha foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde e Paço municipal.

Foram realizadas diversas ações ao longo dos meses como orientações com homens, palestras, além da promoção dos exames de PSA para homens acima de 50 a 65 anos de idade. Em mulheres a equipe de saúde realizou o dia D da campanha com a realização de exames de preventivo contra o câncer de colo de útero, a equipe de saúde também realizou o agendamento de exames de mamografias que serão promovidas no mês de Janeiro pela carreta do Hospital do Amor, além de orientação sobre o autoexames de mamas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, em 2020 o país apresentou um crescimento de casos de homens com câncer de próstata, com taxa de 29,2%, o que totaliza 65.840 novos casos. No Maranhão, a estimativa é de 1.850, uma taxa de 68,71% novos casos de homens com câncer na próstata e 210 novos casos de câncer de reto, 7,70%.

Feliz com a mobilização realizada no município durante o Outubro Rosa e Novembro Azul, a secretária municipal de Saúde Jessica Ramos de Oliveira enalteceu a parceria realizada toda equipe de saúde demais setores e também pelo alcance das campanhas.

“Conseguimos agendar um grande número de mamografias e ecografias e realizamos diversos exames de PSA neste mês”, enfatiza, acrescentando que a prevenção sempre é o melhor caminho.