PREFEITURA ENTREGA NOVA SALA DE EMERGÊNCIA E URGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE II EM SUZANÁPOLIS.

A Prefeitura Municipal de Suzanápolis por meio da Secretária de Saúde entregou nesta segunda-feira (05) com a presença do Prefeito Valter Crusca Lourenço e da Primeira Dama Olinda Rosa, a nova sala de emergência, que teve a capacidade de atendimento ampliada e suas condições de acolhimento melhoradas.

A ampliação do local era uma antiga reivindicação de usuários. Melhorias no ambiente, como nos equipamentos e aumento da privacidade, agora garantem melhores condições para acolhimento de pacientes que necessitam de atendimento emergencial.

A nova área de Urgência e Emergência e Sala de Estabilização foram ampliada e reformada por meio de recursos próprios da prefeitura.  A cerimônia de entrega da nova sala reuniu moradores, servidores e autoridades.

A Secretária de Saúde Silvia Elena Nunes ressaltou o esforço da Prefeitura para a entrega deste novo espaço destinado à população. “Quando o assunto é saúde, não podemos esperar; é preciso trabalhar de coração”, destacou.

Ao entregar a nova sala, o prefeito de Suzanápolis disse que a nova sala de urgência e emergência, é somente, mas um compromisso com a saúde do Município “É um ganho para o atendimento da população e para a cidade. O objetivo é aprimorar e melhorar o atendimento, sempre”, o prefeito ainda agradece o belíssimo trabalho de humanização realizado na unidade de Saúde por meio das enfermeiras e demais servidores municipais, afirmou.

A nova sala de emergência teve sua capacidade ampliada de um leito para dois, numero compatível com a proporção de habitantes do município de Suzanápolis.

Entre os destaques da obra estão à ampliação da área física, melhor acesso a ambulâncias, portas mais amplas e ar condicionado, Posto de enfermagem em localização estratégica e conforto médico, além de sanitários, melhoram as condições de trabalho. Toda a infraestrutura foi refeita, bem como instalações hidráulicas e elétricas, sistema de tubulação de gases, climatização, pintura e revestimentos.

A emergência visa estabilizar o quadro clínico do paciente grave, que posteriormente pode ser encaminhado para internação hospitalar ou permanecer em outro setor, como observação e repouso, dependendo da evolução. Mesmo com a obra, a emergência manteve normalizado o atendimento à população numa área adaptada.

Na solenidade de inauguração, o prefeito voltou a destacar o investimento da Cidade na atenção básica, porta de entrada da Saúde. “É preciso inverter uma rotina que se estabeleceu ao longo dos últimos anos, da maior procura de atendimentos emergenciais. A medicina preventiva é a saída com o acompanhamento do médico na unidade de Saúde nas duas unidades em nossa cidade. Desta forma, o Município está investindo na reforma para melhorar o atendimento, informatização dos serviços e contratação de profissionais. Nas especialidades, através de algumas medidas que já estão em andamento, buscamos a redução das filas de espera para consultas e exames”. Estiveram presentes na Solenidade o Medico Dagoberto de Campos, ex prefeito de Pereira Barreto que atende na Unidade de saúde de Suzanápolis e o Vereador Aílton Beth Amorim.

A secretária de Saúde Pública do Município, Silvia Elena, declarou que a nova sala de emergência reforça a estrutura de urgência e emergência municipal e que sua pasta também tem trabalhado para desenvolver a educação continuada dos profissionais. “Além da questão estrutural, o Município tem a preocupação de buscar capacitar os profissionais da área. A Humanização está sendo feita em toda rede. Temos que minimizar de todas as maneiras possíveis o sofrimento do paciente e de seus familiares. Aqui em Suzanápolis, o paciente não é apenas mais um número”.